Seres de Luz Teatro desenvolve 23 anos pesquisas nas áreas de Teatro de Animação (tanto de Manipulação como de construção de Bonecos) e o Clown.
Básicamente o grupo trabalha desenvolvendo :
1. Uma metodologia específica para a formação e o treinamento do ator – manipulador baseada em duas técnicas:
a- Sistema Consciente para a Técnica do Movimento “Fedora Aberastury”, um sistema onde se priorizam e se colocam em funcionamento determinados centros energéticos do corpo – essencialmente na língua- para facilitar a passagem dos movimentos e sentimentos no objeto manipulado.
b- Presença cênica do títere e do ator-manipulador: Se transformam, recodificam e direcionam para o títere e o ator-manipulador determinados fundamentos e técnicas .
Sobre a neutralidade do ator- manipulador o Butoh tem uma fundamental importância, esta técnica incorpora-se ao trabalho do grupo a través dos cursos com Tadashi Endo (Japão), Yumiko Yoshioka (Japão) e Yael Kravam (Israel). Esta metodologia da como resultado o que chamamos:
“A Arte de Manipular como um ato meditativo”.
2. Utilização de Técnicas xamánicas (siberianas e toltecas).
O contato com conhecimentos e técnicas xamánicas pesquisadas e praticadas pelo grupo há 07 anos resulta na criação e posterior sistematização de um treinamento específico para o trabalho do ator.
– A descoberta, estudo e aprofundamento das similitudes e convergências entre as linguagens do Títere e do Clown.Seres de Luz Teatro desenvuelve hace 16 años investigaciones en las áreas de Teatro de Animación (tanto sobre Manipulación como de construcción de Títeres) y del Clown.
Básicamente el grupo trabaja sobre :
1. Una metodologia específica para la formación y el entrenamiento del actor – manipulador basada en dos técnicas:
a- Sistema Consciente para la Técnica del Movimiento “Fedora Aberastury”, un sistema donde se priorizan y se colocan en funcionamiento determinados centros energéticos del cuerpo – esencialmente la lengua- para facilitar el pasaje de los movimientos y sentimientos en el objeto manipulado.
b- Presencia escénica del títere y del actor-manipulador: Se transforman, recodifican y se direcionan para el títere y el actor-manipulador determinados fundamentos e técnicas.
Sobre la neutralidade del ator- manipulador el Butoh tiene una fundamental importancia, esta técnica se incorpora al trabajo del grupo a travéz de los cursos realizados con Tadashi Endo (Japão), Yumiko Yoshioka (Japão) e Yael Kravam (Israel). Esta metodología da como resultado lo que llamamos:
“El Arte de Manipular como un acto meditativo”.
2. Utilización de Técnicas chamánicas (siberianas e toltecas).
El contato con conocimientos y técnicas chamánicas investigadas y practicadas por el grupo durante 7 años, resulta en la sistematización de un entrenamiento específico para el trabajo del actor.
– 3- El descubrimiento, estudio y profundización de las similitudes y convergencias entre el Teatro de Títeres y el Clown.
Seres de Luz Teatro desenvolve há mais de 23 anos pesquisas nas áreas de Teatro de Animação (tanto de Manipulação como de construção de Bonecos) e o Clown.
Básicamente o grupo trabalha desenvolvendo :
1. Uma metodologia específica para a formação e o treinamento do ator – manipulador baseada em duas técnicas:
a- Sistema Consciente para a Técnica do Movimento “Fedora Aberastury”, um sistema onde se priorizam e se colocam em funcionamento determinados centros energéticos do corpo – essencialmente na língua- para facilitar a passagem dos movimentos e sentimentos no objeto manipulado.
b- Presença cênica do títere e do ator-manipulador: Se transformam, recodificam e direcionam para o títere e o ator-manipulador determinados fundamentos e técnicas .
Sobre a neutralidade do ator- manipulador o Butoh tem uma fundamental importância, esta técnica incorpora-se ao trabalho do grupo a través dos cursos com Tadashi Endo (Japão), Yumiko Yoshioka (Japão) e Yael Kravam (Israel). Esta metodologia da como resultado o que chamamos:
“A Arte de Manipular como um ato meditativo”.
2. Utilização de Técnicas xamánicas (siberianas e toltecas).
O contato com conhecimentos e técnicas xamánicas pesquisadas e praticadas pelo grupo há 07 anos resulta na criação e posterior sistematização de um treinamento específico para o trabalho do ator.
– A descoberta, estudo e aprofundamento das similitudes e convergências entre as linguagens do Títere e do Clown.